Quer ser motoboy de aplicativo? Saiba mais sobre o trabalho

Difícil encontrar alguém que, pelo menos uma vez, não precisou dos serviços de um motoboy, seja pela comodidade ou para fugir do trânsito, não é mesmo? Com a pandemia, esse serviço expandiu ainda mais e essa profissão se tornou a fonte de renda da casa de muitos brasileiros.

Mas será que usar a moto para fazer entregas de aplicativo é uma boa opção? Muita gente faz essa pergunta, principalmente por não conhecer os benefícios que isso traz. Vamos conhecer mais sobre essa profissão?

POR ONDE COMEÇAR
Para começar, primeiramente você vai precisar fazer um cadastro no aplicativo e cumprir as exigências da plataforma que escolher.

Em todos os apps, os requisitos mínimos incluem ter mais de 18 anos, ter uma CNH válida e apresentar um documento original.

Após o cadastro, as empresas fazem uma validação dos dados do motoboy e retornam com a confirmação. No caso de ser aprovado, antes de você iniciar a prestação dos serviços, o aplicativo envia materiais para que sejam seguidas as boas práticas da companhia.

VÍNCULO EMPREGATÍCIO
Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), não há vínculo empregatício entre motoristas e aplicativos.

Isso porque essa relação não preenche dois requisitos básicos que caracterizam o vínculo de emprego: os de subordinação e habitualidade.
Portanto, geralmente os motoboys não têm direito a férias, 13º salário, hora extra, FGTS, adicional noturno, multa rescisória, entre outros benefícios. Apesar disso, pode ter direito a alguns deles, como os benefícios do INSS e licença se por um acaso ele fizer o pagamento do valor à parte ou tiver um CNPJ (como MEI, por exemplo).

EMPRESAS PARA TRABALHAR

Temos hoje no mercado diversos apps de delivery disponíveis, porém dois deles se destacam por reunirem os maiores números de usuários no país. Conheça:

iFood: oferece um serviço acessível de entrega de comidas via aplicativo. Por meio do app, é possível consultar uma lista de restaurantes próximos à localização e seus respectivos produtos. Ao concluir um pedido, a comida é entregue na localização escolhida pelo cliente.

Rappi: um aplicativo de entrega abrangente que se autodenomina “entregar tudo”. Além da tradicional entrega de alimentos por meio de compras em restaurantes credenciados, a Rappi também oferece uma variedade de produtos como supermercados, farmácias, pet shops e até produtos de beleza. Tudo pode ser rastreado em tempo real via GPS.

VANTAGENS
Como em qualquer profissão, o trabalho como entregador de aplicativo apresenta prós e contras. No entanto, essa alternativa vale muito a pena para quem está sem um emprego formal ou para quem precisa ganhar um dinheiro extra. Confira os principais pontos positivos da profissão:

Ao se tornar um entregador de aplicativo, você poderá escolher o horário que irá trabalhar. Caso tenha outro emprego fixo, é possível fazer entregas nos momentos de folga e obter renda extra;

Alguns apps definem metas ou missões para os motoboys que, quando cumpridas, garantem bônus e adicionais a cada entrega feita;

Quanto mais trabalho, mais dinheiro: o que pode ser malefício para uns, pode ser o benefício necessário para outros. O ganho do iFood vai variar de acordo com quantas viagens você realizar, pedidos atendidos e maior acúmulo de créditos;

Os aplicativos são muito simples de serem utilizados e a maioria oferece seguro e programas de proteção para os profissionais.
Gostou de saber um pouco mais sobre a profissão de motoboy de aplicativo?
Os serviços de entrega provaram o seu valor e com certeza permanecerão em destaque no mercado de trabalho.
Para realizar o serviço de entregas com maior conforto e segurança, opte pelos conjuntos, capas de chuva, corta vento e acessórios Delta. Estamos aí pra isso!

Contatos:
💻 www.deltacapas.com.br⠀
📞 Comercial: (51) 99891-7673
📞 Faturamento: (51) 99830-7249
📞 Fiscal: (51) 99650-4001
📲 Facebook: Deltacapas⠀
📲 Instagram: @delta.capas

Delta 30 anos. A marca de capas do Brasil.